14 de outubro de 2013

Livro: Extraordinário


Oi gente, hoje vim mostrar para vocês um livro emocionante. Este é o meu primeiro post como colaboradora do Rainha da Simpatia, aqui eu vou falar de leitura e música. Espero que gostem.
Livro: Extraordinário.
 Autora: R.J. Palacio
 Sinopse: "Extraordinário" conta a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma doença genética que lhe causou uma deformidade facial. Auggie, como é chamado pela família, passou por diversas cirurgias durante sua infância e, por isso, não frequentava a escola. Sua mãe decidiu que Auggie deveria passar a ir à escola, para receber uma educação melhor. August é matriculado na escola e morre de medo de seu primeiro dia, já que, era diferente e sua doença chamaria a atenção.

“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho.” - R.J. Palacio - Extraordinário.

Esse livro possui uma leitura muito fácil e sensibilizante. Eu nunca havia lido antes um livro que falasse do ponto de vista de uma criança doente, o que tornou a leitura ainda mais interessante. Gostei do fato de "Extraordinário" não possuir apenas o ponto de vista de August, mas como também o das pessoas que convivem com ele. Esse livro me mostrou o que uma criança com alguma doença sente e também o seu impacto nas pessoas de sua escola, nas que o veem na rua e até de sua família.

O livro passa a mensagem de "Não devemos julgar os outros pela aparência" e mostra o constante bullying que a criança sofre dentro de sua escola. Várias histórias são contadas sobre pessoas sozinhas, sem amigos e que sofrem com os apelidos dentro da escola, mas nessa história é um pouco pior: Os alunos não apenas o excluem, como também sentem nojo e medo dele. Quem já assistiu ou leu o "Diário de um Banana", irá se lembrar da cena do "toque do queijo", quando vários alunos evitam um queijo velho e preso no chão da escola.

A leitura é comovente e incrível, e, além disso, você não vai encontrar um livro com esse assunto em qualquer lugar! Esse livro com certeza é único. Espero que gostem tanto quanto eu gostei!

xoxo, Natália

2 comentários

  1. Comprei ele, esta a caminho. Já tinha me encantado só pelo nome do livro, e pela capa, depois de ler outras resenhas, acabei me apaixonando completamente, não resisti e tive que comprar. Gostei bastante da sua resenha querida.
    Beijos
    Litte Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathryn, esse livro é realmente tocante. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      xoxo, Natália

      Excluir

Rainha da Simpatia | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: