29 de outubro de 2013

Fotografia: Chuva




Olá, pessoal. Eu sou a Isadora, tenho 17 anos e sou de Belo Horizonte/MG. A partir de hoje vou escrever aqui sobre inspirações e fotografia (minha paixão). O post de hoje é sobre fotografia na chuva.

O evento chuva é maravilhoso, mas tentar fotografá-lo é quase sempre um desastre. Quem já tentou, assim como eu, sabe como é difícil fazer com que a chuva apareça nas fotos.  Mesmo com uma câmera de alta resolução, as fotos saem acinzentadas e fora de foco. Por isso, separei algumas dicas pra ajudar e inspirar quem quiser tentar!

Antes de tudo, o principal é proteger a câmera. Você vai precisar de alguém pra segurar um guarda-chuva pra te proteger, uma capa para sua câmera, ou você mesma pode fazer uma.
Depois, colocar a chuva no primeiro plano é a melhor forma de fazê-la aparecer na foto e minimizar o embaçado.  Pra quem tem mais domínio de técnica, também vale aumentar o ISO para a imagem sair mais “granular” e usar o modo de captura manual com velocidade de 1/125, que permite “congelar” as gotas de chuva no ar. A velocidade 1/60 deixa a chuva como risquinhos na foto.




Uma boa hora para fotografar a chuva em local aberto é no começo da chuva ou no final dela, pois geralmente tem uma luminosidade melhor e o flash não é torna muito eficaz na chuva. As fotos pós-chuva (reflexo em poças, gotas de telhados e respingos em janelas) não tem muito segredo, basta ter jeito pra captar a cena de uma maneira bacana.





O mais importante, é ter criatividade pra perceber novas possibilidades e não ter medo de se molhar!
É, isso, gente. Espero que gostem e se sintam motivadas a fotografar por aí!

Beijocas, Isadora.

6 comentários

  1. Nossa, eu simplesmente AMOOOOO fotografia. E eu sempre quis ter uma câmera e fazer curso, mas ainda não tive oportunidade. Pretendo até fazer uma faculdade de fotografia (sim, existe). Adorei a coluna, são dicas boas e práticas, vou anotar todas! Por favor não pare nunca de escrever ela :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo saber que gostou! Também compartilho dessa vontade de estudar fotografia. Volte sempre, mais dicas te esperarão :D

      Excluir
  2. Fotos lindas da chuva. Inspirador ! Me deus algumas ideias. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que serviu e inspiração pra você :D

      Excluir
  3. Que texto bem elaborado! Amei saber mais sobre fotografias, realmente estava faltando uma coluna sobre este assunto! :D beijocasss

    ResponderExcluir

Rainha da Simpatia | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: